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Rodízio de pneus

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Rodízio de pneus

 

Rodízio de pneus

O rodízio de pneus é essencial para prevenir o gasto irregular. Sem o rodízio, há mais ruído, consumo de gasolina e a tração fica prejudicada em pista molhada. Pneus sem manutenção se desgastam mais rápido e precisam ser trocados mais cedo também.

 

Nos carros com tração dianteira em que todos os pneus são do mesmo tamanho, os pneus dianteiros vão para trás no mesmo lado do veículo e os traseiros vão para frente de forma cruzada. Em carros de tração traseira, os pneus traseiros vão para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada.

 

Nos carros com tração nas quatro rodas o padrão de rodízio sugerido é em "X". O pneu esquerdo traseiro é substituído pelo pneu direito dianteiro e o pneu direito traseiro substituído pelo pneu esquerdo dianteiro.

 

Carros esporte, de luxo e utilitários possuem pneus unidirecionais. Esses pneus têm bandas de rodagem padrão, projetadas para atuar somente na direção determinada na parede lateral. Eles devem ser trocados de frente para trás (supondo que os pneus sejam do mesmo tamanho). Isto assegura que a direção da rotação não mude.

 

Se você incluir o estepe no rodízio, o normal é colocá-lo no lado direito traseiro. O motorista deve consultar o manual do proprietário para realizar o procedimento correto do rodízio de pneus do seu carro.

Rodízio de pneus

Para obter melhor uniformidade no jogo de pneus que equipam o veículo é necessário que se faça rodízio dos pneus entre cada 5.000 ou 8.000 km rodados. Se for necessário, esse rodízio pode e deve ser feito antes.

 

Devido as condições de inclinação e desníveis da pista e mais a tração e resistência da rotação do rolamento de roda, os pneus também tendem a se desgastar mais acentuadamente em determinados pontos, de acordo com a posição em que estão montados.

 

O pneu, quando em uso, deve ter um desgaste uniforme até atingir 80% de profundidade do desenho. O desgaste uniforme indica que o pneu está sendo utilizado adequadamente, com aproveitamento ideal. Esse desgaste uniforme se traduz em redução de custos e só é conseguido através da manutenção constante, onde a pressão de ar é verificada periodicamente e as falhas mecânicas eliminadas.

 

Portanto, quando o pneu estiver com o desgaste abaixo de 80%, é aconselhável a troca ou recapagem, para que a sua carcaça não seja danificada por falta de proteção de borracha.

 

O rodízio dos pneus é um dos cuidados primordiais na manutenção dos pneus de seu veículo. Quando realizado periodicamente, é uma das melhores armas contra o uso anormal dos pneus, ou irregularidades mecânicas do veículo. Com o rodízio, há uma redução do desgaste e do custo por quilômetro, pois problemas como sobrecarga, cortes e rachaduras podem ser identificados a tempo.

 

O rodízio de pneus pode ser efetuado em qualquer veículo, como, por exemplo automóveis, jeeps, caminhões etc.

Plano básico de rodízio em caminhões

 

1. Se os pneus do eixo dianteiro apresentarem desgaste irregular, devem ser movidos para o eixo de tração ou rodas do reboque. Se esta prática não for possível devido ao uso de pneus diferentes, deve ser feito o rodízio no mesmo eixo, apenas invertendo a posição dos pneus.

 

2. Num conjunto de rodas duplas, se um dos pneus estiver apresentando desgaste mais rápido que o seu par, inverta a posição dos pneus. Em condições normais, recomenda-se que pneus novos iniciem o seu uso nas posições dianteiras, terminando-o nas posições de tração, ou reboque.

Veja os efeitos do desgaste

 

Freios: Aquecimento nas rodas danifica talões e câmaras, desgaste do pneu por arraste e multi-escavado.

Amortecedores: Produz vários desgastes na rodagem, causa instabilidade no veículo e aumenta o espaço para frenagem.

Rolamentos: Produz desgaste sinuoso na rodagem, as rodas ficam jogando de um lado para outro.

Eixos: Tortos, produzem desgaste sinuoso na rodagem e altera o câmber/cambagem.

Rodas excêntricas: Produzem desgastes semelhantes ao desbalanceamento estático ou tambor ovalizado.

Fotos de rodízio de pneus

 

Veja algumas fotos do rodízio de pneus feito na OST.

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