Ost - Recapagens de pneus, jateamento e pintura industriais e outros serviços automotivos.
Vipal
Novateck
Carrinho
(51) 3534.7150
contato@ost.ind.br

Loja & Serviços

Pressão do ar

Banner

Pressão do ar

 

Pressão do ar

O ar sob pressão é essencial ao pneumático e influencia diretamente na segurança, aderência, estabilidade, resistência ao rolamento de roda, no consumo de combustível, conforto (flexibilidade e ruído), desgaste e deterioração dos pneus (quilometragem).

Informações adicionais

 

Deve-se usar sempre a pressão recomendada e especificada pelo fabricante do veículo. O manual do proprietário ou a tampa de combustível geralmente contém descrição das pressões recomendadas em diferentes situações.

 

A verificação de pressão e calibragem devem ser feitas com os pneus frios ou quando o veículo tiver rodado menos de 2 km. Isso se deve ao fato de que, ao rodar mais, a pressão interna do pneu aumenta. Deve-se verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana. Ao viajar grandes distâncias, é importante calibrar os pneus com duas libras a mais, pois o pneu rodará mais refrigerado.

Pressão baixa

Pressão baixa

 

A baixa pressão do ar causa flexão anormal nos pneus, resultando no desgaste excessivo nas bordas. Esse é, com certeza, um dos piores inimigos do pneu, pois provoca aquecimento, desgaste nos ombros, deslocamento e deformações da carcaça.

 

Além disso, esse problema aumenta o consumo de combustível, devido à resistência ao rolamento de roda, causa instabilidade nas curvas, deixa a direção pesada e aumenta o ruído.

Pressão alta

Pressão alta

 

A alta pressão, por outro lado, acelera o desgaste dos pneus no centro da rodagem e aumenta a propensão a estouros por impacto ou cortes. Além disso, facilita a penetração de objetos na banda, porque a rodagem fica mais rígida.

 

Ocasiona, ainda, perda de estabilidade nas curvas, devido a uma menor área de contato do pneu com o solo. Por fim, o pneu fica suscetível a rachaduras nos sulcos por esticamento excessivo e o veículo vai rodar com menos conforto devido a uma capacidade menor de flexão da banda.

Pressão adequada

Pressão adequada

 

A imagem ao lado mostra o perfil correto do pneu em contato total com o solo. Permite aproveitar ao máximo as características do seu pneu e obter um desgaste uniforme.

 

Pneus bem calibrados geram economia de combustível e do próprio pneu. Além disso, o carro roda com mais segurança e conforto. Não esqueça de calibrar e revisar os seus pneus antes de viagens.