Ost - Recapagens de pneus, jateamento e pintura industriais e outros serviços automotivos.
Vipal
Novateck
Carrinho
(51) 3534.7150
contato@ost.ind.br

Loja & Serviços

Alinhamento

Banner

Alinhamento

 

Alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Dessa forma, se evita que o veículo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. Os ângulos são desregulados toda vez que há choques com guias, quedas em buracos ou lombadas em alta velocidade. Por isso é recomendável a verificação periódica do alinhamento das rodas, sendo que os ajustes são sempre realizados de acordo com as determinações do fabricante do veículo.

Na imagem é possível perceber um veículo com o alinhamento incorreto.
Na imagem é possível perceber um veículo com o alinhamento incorreto.

Para garantir máxima eficiência de rodagem, os veículos, quando são fabricados, têm suas rodas colocadas na posição correta de alinhamento. Contudo, devido à impactos e a trepidação constante, ocorre o desalinhamento de direção e outras irregularidades mecânicas que contribuem para o desgaste excessivo e irregular da banda de rodagem do pneu.

Convergência e Divergência das Rodas

 

Convergência e Divergência das Rodas

Para evitar que as rodas "dancem" durante a rodagem, é feito um ajuste nas rodas do eixo dianteiro, para que fiquem mais fechadas na parte da frente do que na parte de trás. Se a convergência for excessiva, as rodas irão se arrastar, resultando em um desgaste chanfrado na metade interna da banda de rodagem.

 

A divergência, ao contrário, é o ajuste das rodas no eixo dianteiro para que fiquem mais fechadas na parte de trás e mais abertas na parte da frente. A divergência excessiva fará com que os pneus apresentem um desgaste chanfrado na metade externa da banda de rodagem.

Cambagem

 

É a designação dada à inclinação das rodas em relação a um plano vertical. Quando as rodas se aproximam mais entre si nos pontos de contato com o solo, chama-se "Cambagem Positiva". Quando se aproximam mais na parte superior, chama-se "Cambagem Negativa".

 

Se a cambagem for excessiva, a banda de rodagem sofrerá um desgaste irregular, que poderá ser na parte externa, ou interna do pneu.

Caster

 

É o ângulo de inclinação do pino-mestre da manga do eixo para frente ou para trás do ponto de contato do pneu com o solo, para localizar o centro da gravidade.

 

Estes ângulos, conforme mostram as ilustrações, quando estão fora das características estabelecidas pelo fabricante do veículo, proporcionam desgaste irregular dos pneus. Já se o caster for pouco, ou nenhum, a roda ficará bamboleante, resultando em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem.

 

Para evitar estes problemas, passe na Ost e faça o alinhamento das rodas de seu veículo. Se desejar, clique aqui e agende um serviço.

Alinhamento de faróis

 

A Ost também presta o serviço de Alinhamento de Faróis, o que propicia o aproveitamento total do facho luminoso do veículo, tornando o dirigir mais confortável e evitando o ofuscamento da visão de outros motoristas, garantindo a segurança.

 

O alinhamento dos faróis dos veículos, regula os eixos verticais, horizontais e simetria dos fachos de luzes, além de checar o estado geral das lâmpadas.

Fotos de alinhamento

 

Veja algumas fotos de alinhamento feito na OST.