Ost - Recapagens de pneus e outros serviços automotivos.
Vipal
Novateck

Institucional

Notícias

Notícias

RENOVAÇÃO DE PNEUS POR ATÉ TRÊS VEZES

 

 

A reforma de pneus é uma forma economicamente viável de estender o seu uso. E no Brasil o setor de borrachas, em especial o subsetor de pneumáticos, tem práticas bastante alinhadas com a economia circular. Tanto que o Brasil é o segundo maior mercado mundial de reforma de pneus, atrás apenas dos Estados Unidos. Num contexto geral, a economia mundial busca sair de uma economia linear, que gera grandes quantidades de lixo, para uma economia circular no uso de materiais, de forma a promover um desenvolvimento sustentável. E no caso da reforma de pneus, além de ser ecologicamente correto, o processo garante a mesma durabilidade original e adia a destinação fi nal do material, reduzindo os impactos ambientais. Referência nacional, a Ost Renovadora de Pneus, instalada em Bom Fim, Feliz, que teve sua história iniciada em 1978, alia renovação e credibilidade no tratamento e recapagem de pneus. A busca contínua pela evolução segue em linha com seus valores de qualidade e inovação, soluções personalizadas com foco no cliente, orientação e assistência técnica e o propósito de sempre trabalhar de olho na responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Atendendo o mercado rodoviário, OTR (extra pesados), agrícola, off road e industrial, o empreendimento tem o maior mix de produtos e serviços do Brasil.

 

A preocupação da empresa com o meio ambiente vem justamente atender esse objetivo da economia circular, que é de transformar um passivo em um ativo ambiental, com o seu reaproveitamento. Isso porque, com orientação correta e assessoria técnica ao cliente, é possível ampliar a vida útil dos pneus que circulam com até três reformas, em média. A reforma de pneus, além de proporcionar economia ao setor de transportes, gera um expressivo impacto positivo ambientalmente, ao aumentar a vida útil do produto com qualidade e segurança. Conforme a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR), reformar um pneu é 75% mais econômico do que colocar um novo em circulação.

 

A Ost Renovadora de Pneus reforma, atualmente, mais de 5 mil pneus todo o mês. No processo de reforma, são empregados apenas 20% do material utilizado na produção de um pneu novo. Para que seja produzido um pneu de carga novo, por exemplo, são necessários em torno de 79 litros de petróleo. Para reformá-lo, gastam- -se cerca de 50 litros a menos. A reforma garante ainda uma menor emissão de CO2, gás causador do efeito estufa. Já no caso dos pneus que não podem ser mais renovados, é realizada a destinação para uso em outras atividades, em especial grama sintética, asfalto ecológico e piso ecológico. Todas essas atividades são orientadas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Ost, que contempla a forma como deve ser realizada a correta destinação de todos os resíduos gerados, envolvendo com o propósito ambiental os seus atuais 122 empregos diretos e mais 30 indiretos e terceirizados.

Galeria de fotos

RENOVAÇÃO DE PNEUS POR ATÉ TRÊS VEZES
Whatsapp

Chame no Whatsapp

(51) 99531.3590